Notícias

06.11.2012

Ethos lança cartilha sobre responsabilidade social de empresas e financiamento político

Um manual voltado para empresas que querem implementar regras visando o estímulo da integridade e a prevenção da corrupção no contexto das eleições nacionais brasileiras de 2012. Assim é a cartilha A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral, uma iniciativa do Instituto Ethos, do Grupo de Trabalho do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Transparência Internacional, lançada na última semana de setembro.
Esta é a primeira edição após a entrada em vigor da lei da Ficha Limpa e da Lei de Acesso à Informação Pública, dois marcos fundamentais para a democracia e para a cidadania no Brasil. O Ethos publica essa série desde 2002.
A cartilha apresenta ainda informações a respeito dos temas-chave para combater a corrupção, como financiamento de campanhas eleitorais, trazendo ao público um diagnóstico do comportamento dos principais grupos empresariais no Brasil nas eleições de 2010. Outro tema debatido são as vantagens e desvantagens de modelos de sistema políticos e eleitorais em debate ou adotados em outros países.
Para o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão “No cerne desta iniciativa está, de um lado, a aposta na complementaridade de regras eficientes, controles e sanções e, de outro, a atuação responsável da classe política, do setor privado e da sociedade. Somente por meio de mudanças concomitantes nessas duas frentes será possível avançar em direção a práticas de financiamento mais condizentes com os valores democráticos.”
 

- Conheça a cartilha na íntegra (em PDF) - http://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/09/Responsabilidade_Social_das_Empresas_nas_Eleicoes_2012.pdf

Fonte EcoD
 

Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais