Sustentabilidade

Responsabilidade Ambiental

Conheça algumas das iniciativas adotadas pela Bonet Madeiras e Papéis para que o processo produtivo gere o menor impacto possível ao ambiente.

Recursos naturais:
para a fabricação dos painéis BLD é utilizada madeira proveniente de florestas plantadas, reduzindo a pressão sobre as áreas de florestas nativas. A empresa possui certificação FSC, garantindo ao consumidor que o produto utiliza matéria-prima de áreas que cumprem uma série de compromissos ambientais, econômicos e sociais.


Tratamento de efluentes:
a fábrica de papel conta com uma estação exclusiva para tratamento de efluentes

Preservação:
dentro de suas áreas a empresa mantém a política de proibição da pesca e da caça sob qualquer forma. Além disso, são mantidas áreas de preservação permanente que garantem abrigo à fauna e a preservação da flora nativa da região. Energia: por meio de usinas hidrelétricas próprias, a empresa investe e garante quase que a totalidade do fornecimento de energia elétrica para o funcionamento de suas unidades fabris.

Água:
na produção do papel cartão, a Bonet reaproveita a água de processo de fabricação, garantindo uma economia significativa de recursos naturais e financeiros. Para a fabricação de uma tonelada de papel reciclado são necessários em torno de 25 mil litros de água, já no processo tradicional esse volume pode chegar a 100 mil litros.

Reciclagem:
os cartões são fabricados com percentual de papel reciclado variando entre 65 e 100% na sua formulação. Cada tonelada de aparas equivale a não derrubada de 20 árvores adultas.

Matéria-prima:
por empregar uma menor quantidade de madeira, o painel BLD, que tem baixa densidade consome menos recursos naturais. Essa característica ainda torna mais eficiente o transporte do produto.

 

Certificações: FSC – BLD, FSC – Papéis e ISO – Papéis 

FSC
A empresa possui certificação FSC (Forest Stewardship Counci) para as Unidades BLD e Papel, garantindo ao consumidor que os produtos utilizam matéria-prima de áreas que cumprem uma série de compromissos ambientais, econômicos e sociais. 

ISO 9001
A Bonet Madeiras e Papéis conquistou a certificação de qualidade ISO 9001:2008 para a Unidade do Papel, localizada em Timbó Grande (SC), no início de 2011. Todo o processo, da compra da matéria-prima ao atendimento pós-venda, foi certificado. Com isso, a empresa passou a ter um sistema de gestão que atende os objetivos da melhora contínua, da satisfação do cliente, da redução de custos e do gerenciamento de riscos mais eficaz. Os clientes agora têm a segurança de que receberão produtos consistentes e de acordo com a sua especificação e necessidade.

Utilizada por mais de 750 mil organizações em 161 países, a ISO é a estrutura de qualidade melhor estabelecida no mundo, definindo padrões não somente para sistemas de gestão da qualidade, mas para todos os sistemas de gestão, ajudando organizações a obter melhores resultados na satisfação de seus clientes, motivação de colaboradores e melhorias.

Responsabilidade Ambiental
Desenvolvido por
Ubis Ideias Digitais logo
Ideias digitais